Experiência do usuário num MAC e falta dela num PC

mininotehp

Outro dia minha sogra comprou um lindo HP mini-note e pediu para que eu configurasse a rede sem fio, para que ela pudesse acessar a internet em casa. Foi aí que começou o problema. Na prática, muitas pessoas não sabem a senha da sua rede sem fio, pelo fato de ter sido instalada por um técnico que não fez seu trabalho direito ou quis ganhar algum dinheiro com a visita de retorno para consertar um “problema” da rede. Só que o problema não era este. Ela sabia a senha da rede e mesmo assim não foi capaz de configurá-la. Detalhe: eu já era a terceira pessoa (fora o departamento de TI da escola dela) a tentar acertar o problema.

Comecemos pelo início. Porque diabos um notebook novo vem com windows XP service pack 2? Ok, o Vista foi pessimamente recebido e estão querendo voltar com o XP, mas, porque não incluem o XP já com o service pack 3? É simplesmente tenebroso ter de arrumar uma conexão à internet para baixar atualização do windows para conseguir configurar a internet… é como a história do ovo e da galinha. Por sorte, o filho dela tem um daqueles modens 3G e pudemos baixar a atualização.

Como se já não bastasse esse inconveniente, após a atualização, o computador passou a encontrar, mas não conseguia conectar à internet. Relatório do Windows: tudo está funcionando perfeitamente. Relatório do Internet Explorer: problema na conexão. Contate o administrador de rede. Meu relatório: compre um mac e seja feliz (usei pouco o linux, então não posso recomedá-lo, mas vale a pena dar uma olhada, as últimas interfaces aparentam ser muito boas). Tudo tornou o lindo HP mini-note num odiável computador pequeno com teclado espremido, adaptador de energia gigante e desemgonçado, luzes sem propósito e por aí vai…

Por quê? Lembro bem o dia que liguei meu mac pela primeira vez. Foi fácil e rápido de configurar. Bastou informar idioma, localização geográfica, nome e outras informações básicas. Depois, ele já reconheceu a rede da minha casa e pediu a senha. Informei e estava navegando na internet… ah! antes disso, teve um videozinho de boas-vindas, muito empolgante. E eu vivo carregando o note pra cima e pra baixo, conectando em diversas redes diferentes, sem problema algum. Até o meu celular conecta nas redes com mais facilidade do que o windows.

Lendo o livro do Steve Jobs, fiquei impressionado com a capacidade dele de projetar experiências. E é isso mesmo. A Apple pensa nos detalhes de toda a experiência do usuário. No windows, a sensação é de que você tem que chamar um técnico pra acertar o computador, antes de começar a usar (e rezar para que ele consiga). Depois, começa a usá-lo como uma ferramenta de produção (às vezes prático, mas quase sempre sem graça) e de repente, tem de chamar o técnico novamente porque algo deu errado. É triste… mas é a verdade… vejo meu irmão usando o note dele… começou com o vista, fez downgrade para o XP e hoje em dia vive reclamando que a rede parou, o bluetooth dá pau, a impressora parou de imprimir…

O windows só se esqueceu de uma coisa: nós, os usuários.

Fonte:  http://uxp.com.br/post/164

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: